Como Vencer a Ira?

SÃO JOÃO DA CRUZ

 

      Conta Frei Jerônimo da Cruz, que numa ocasião, em sua presença, São João da Cruz repreendeu a um religioso por uma falta cometida.

      O Santo, como de costume, disse tudo com modéstia e temperança. O repreendido se encolerizou de sorte que respondeu ao Santo Varão com impaciência e desmedidas palavras livres e descorteses.

      O que deveria fazer o Santo para confundir a soberba de seu súdito, frear a queda daquela alma que estava caindo e ganhá-la suavemente para Deus?

      Ajoelhou-se na capela e prostrado em terra, osculou o chão (que é uma ação religiosa própria a culpados que reconhecem sua culpa, quando são repreendidos) e permaneceu assim ouvindo a repreensão de seu súdito, que com a alma apoderada pela ira, descarregava a fúria de sua impaciência.

      Depois de ouvir tudo o que a cólera inspirara naquela alma, o servo de Deus levantou-se, osculou o seu Escapulário, (que também é um ato de humildade), e lhe disse:

      Seja isto por amor de Deus.

      E saiu, deixando a seu súdito muito mais confundido e arrependido do que se lhe dera uma muito ácida repreensão, ou que se tivesse lhe castigado com a pena mais severa do mundo.

    (DOCETE – Pe. Anton Koch, S.J. –Editorial Herder, Barcelona, Espanha –

    Vol. VII – 1ª. edição, 1958, pp. 332 – 333).

Tagged on: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons