Castidade: o que dizem os santos

Castidade: o que dizem os santos
Cavaleiro medieval

O que dizem os santos sobre a castidade?

A impureza está estampada por toda parte, no mundo real e também no virtual: filmes, programas de televisão, música, propaganda, entretenimento, livros e revistas. Sem falar dos submundos da internet…

É preciso reagir a isso!

Como dissemos em recente post, a castidade é a virtude jovem por excelência, por conter em si tudo o que de melhor o jovem precisa para formar seu caráter.

Contra a avalanche de impureza que ameaça nos submergir, a seguinte coleção[1] de citações – muitas delas escritas por Doutores da Igreja – vai fornecer a ajuda e o encorajamento que o jovem precisa para manter firmes seus propósitos e lutar pela castidade.


24 citações sobre a Pureza
que todo jovem precisa conhecer

  1. “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.
    — Mt 5,8

  2. “A santa pureza, a rainha das virtudes, a virtude angélica, é uma joia tão preciosa que aqueles que a possuem tornam-se como os anjos de Deus no Céu, muito embora revestidos ainda de carne mortal”.
    — São João Bosco

  3. “Precisamos ser puros. Eu não falo meramente da pureza dos sentidos. Devemos observar uma grande pureza em nossa vontade, nossas intenções, em todas as nossas ações”.
    — São Pedro Julião Eymard

  4. “Aqueles cujos corações são puros são templos do Espírito Santo”.
    — Santa Luzia

  5. “Devemos praticar a modéstia, não apenas nos olhares, mas também em toda a nossa conduta, particularmente no vestir-se, no modo de andar, em nossa conversação, enfim em todo o nosso modo de ser”.
    — Santo Afonso de Ligório

  6. “No campo dos maus pensamentos, nenhum induz tanto ao pecado quanto aqueles relacionados ao prazer carnal”.
    — Santo Tomás de Aquino

  7. “Nas tentações contra a castidade, os mestres espirituais nos aconselham não tanto a lutar contra o mau pensamento, mas a voltar a mente para algum objeto espiritual, ou pelo menos indiferente. É útil combater de frente outros tipos de mau pensamento, mas não aqueles relacionados à impureza”.
    — Santo Afonso de Ligório

  8. “A luxúria consentida se torna hábito, e o hábito não combatido se torna necessidade”.
    — Santo Agostinho

  9. “Mais almas vão para o inferno por causa dos pecados da carne do que por qualquer outra razão”.
    — Nossa Senhora de Fátima

  10. “Uma conversa suja nos faz sentirmo-nos conaturais com uma ação imunda. Mas quem sabe como controlar a língua está preparado para resistir aos ataques da luxúria”.
    — São Clemente de Alexandria

  11. “O homem de linguagem impura é uma pessoa cujos lábios não são senão uma abertura e um canal usados pelo inferno para vomitar suas imundícies sobre a terra”.
    — São João Maria Vianney

  12. “De duas, uma: ou falamos como nos vestimos, ou nos vestimos como falamos. Por que professar uma coisa e aparentar outra? A língua fala de castidade, mas o corpo no seu conjunto revela impureza”.
    — São Jerônimo

  13. “Uma alma pura é como uma fina pérola. Enquanto está escondida na concha, no fundo do mar, ninguém pensa em admirá-la. Porém, se é trazida à luz do sol, tal pérola brilhará e atrairá todos os olhares. Assim a alma pura, escondida aos olhos do mundo, brilhará um dia diante dos anjos na luz perpétua”.
    — São João Maria Vianney

  14. “A alma pura é uma linda rosa, e as Três Pessoas Divinas descem do Céu para inalar suas fragrâncias”.
    — São João Maria Vianney

  15. “A castidade é o lírio das virtudes, e torna os homens quase iguais aos anjos. Tudo o que existe é belo na proporção de sua pureza. Ora, a pureza do homem é a castidade, também chamada honestidade, e sua observância, honra e também integridade. Seu contrário é chamado corrupção. Em resumo, ela possui essa peculiar excelência frente às outras virtudes: preserva tanto a alma quanto o corpo justos e imaculados”.
    — São Francisco de Sales

  16. “A humildade é a salvaguarda da castidade. Em matéria de pureza, não há perigo maior do que não temer o perigo. De minha parte, quando encontro um homem seguro de si e sem temor, eu o dou por perdido. Eu me preocupo menos de alguém que é tentado mas resiste evitando as ocasiões, do que de outrem que não seja tentado e tampouco cuida de fugir das ocasiões de pecado. Quando uma pessoa se coloca numa situação dessas, dizendo “Não cairei”, este é um sinal quase infalível de que cairá, e com grande prejuízo para sua alma”.
    — São Felipe Néri

  17. “Tuas boas resoluções não te devem tornar orgulhoso, mas humilde e desconfiado de ti mesmo; tu carregas contigo uma grande soma em ouro, tome cuidado para não cruzar com bandidos. Nesta vida, não há nada seguro: estamos em contínuo estado de guerra, e devemos, portanto, estar em guarda dia e noite. Navegamos em um mar tempestuoso que nos ameaça de todos os lados, em nossa pobre e deficiente barcaça: o demônio, que almeja nada menos que nossa destruição, não cessa nunca de intensificar a tempestade, para assim nos derrotar, se puder. É por isso que o Apóstolo nos advertiu a todos, mesmo aos mais virtuosos: ‘Quem pensa estar de pé, cuide para não cair’ (1Cor 10,12)”.
    — São Jerônimo – Epístola a Santo Eustóquio

  18. “O estado de graça não é nada mais que pureza, e dá o céu a quem dele se reveste. Santidade, portanto, é simplesmente o estado de graça purificado, iluminado, embelezado pela mais perfeita pureza, isenta não só do pecado mortal mas também das menores faltas; a pureza fará de vocês santos! Tudo reside nisso!”.
    — São Pedro Julião Eymard

  19. “A castidade, ou limpeza de coração, ocupa um glorioso e distinto lugar entre as virtudes, visto que ela, por si só, torna o homem capaz de ver a Deus. Por isso, a própria Verdade disse: ‘Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.
    — Santo Agostinho

  20. “Não há remédio mais poderoso contra o fogo da concupiscência que a lembrança da Paixão de nosso Salvador. Em todas as minhas provações, nunca encontrei algo tão eficaz quanto as chagas de Cristo. Nelas, eu repouso com segurança; delas, eu obtenho uma nova vida”.
    — Santo Agostinho

  21. “Deus considera mais a pureza de intenção com que praticamos nossas ações do que essas ações em si mesmas”.
    — Santo Agostinho

  22. “Só ama ao Criador perfeitamente quem manifesta um amor puro por seu próximo”.
    — São Beda, o Venerável

  23. “Você carrega sua armadilha por toda parte, e estende em cada lugar suas redes. Você alega que nunca induziu os outros ao pecado. Por palavras, certamente não; mas o fez por seus trajes e por seu comportamento”.
    — São João Crisóstomo

  24. “Seja sua modéstia um incentivo suficiente, sim, uma exortação a todos para que estejam em paz, ao simplesmente olharem para você”.
    — Santo Inácio de Loyola

[1] Os créditos desta coleção devem-se a nossos bravos amigos da TFP Student Action.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário