Imaculada Conceição de El Viejo

By Basílica Patrona de Nicaragua - sitio oficial in facebook.com/patronadenicaraguasitiooficial/photos (cut)

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

É tradição na Nicarágua, todo 07 de dezembro, as pessoas visitam as casas de familiares e amigos, onde são preparados altares para a Festa da Imaculada. Enquanto os donos das casas servem guloseimas, doces e refrescos aos visitantes, estes cantam canções tradicionais à Virgem Santíssima.

Este belo costume começou em 1562, quando uma tempestade forçou o navio do Padre Lorenzo de Cepeda, que estava em viagem para o Peru, a fazer uma parada na Nicarágua. O padre levava consigo uma linda imagem da ‘Virgen de la Concepción’; era um presente que lhe foi dado por Santa Teresa de Avila, Doutora da Igreja, sua parente próxima.

Devido a problemas de saúde, o padre teve então que ir a El Viejo, uma cidade vizinha, em busca de um clima melhor; e, enquanto se tratava, depositou a imagem na Paróquia para ser venerada pelo povo local. Ali, índios, mestiços e espanhóis, foram todos atraídos pela beleza dela, a quem chamaram de “Menina Branca”.

A Virgem logo adquiriu a fama de milagrosa. Mas, assim que Dom Lorenzo teve condições de partir, ele embalou sua bela imagem e embarcou para o Peru, apesar dos protestos e apelos para que a imagem ficasse.

Mal o navio se pôs ao mar, outra tempestade caiu e o veleiro teve que retornar ao porto. Como Dom Lorenzo teve que voltar novamente a El Viejo, todos da cidade (exceto o desolado padre) interpretaram que a Virgem não quer deixar El Viejo, a Imaculada Conceição quer ficar. Depois de grande pressão, o padre por fim cedeu “aos desejos da Virgem“, doou a imagem ao povoado de El Viejo e finalmente partiu para o Peru.

By Basílica Patrona de Nicaragua – sitio oficial in facebook.com/patronadenicaraguasitiooficial/photos

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora da Conceição de El Viejo, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: aciprensa.com/Maria/amlat/advnicar.htm

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário