Nossa Senhora da Ajuda – Valência

By GENTE Parroquia SAN BLAS in facebook.com/profile.php?id=100069968650168&sk=photos (cut)

13 de novembro é festa de Nossa Senhora da Ajuda em Valência, Venezuela. Quando o povo recebeu uma imagem que não era a esperada, entenderam ser esta a vontade de Nossa Senhora!

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

“Há muitos anos, duas caixas chegaram da Espanha, pelas estradas dos mares, (comentários do cronista Don Guillermo Mujica Sevilla) cada uma contendo a imagem de uma Virgem: uma continha a ‘Virgen del Socorro’ (Nossa Senhora da Ajuda), e a outra continha uma Virgem Dolorosa (Nossa Senhora das Dores); o primeiro com destino a Valência (Venezuela), o segundo com destino ao Peru. Houve uma confusão e eles deixaram a Virgem Dolorosa em nossas praias e mandaram a outra para o Peru. O povo valenciano considerou um milagre que aqui permanecesse a imagem de ‘La Dolorosa’ e por isso, seguindo o entusiasmo da irmandade que na verdade havia pedido a imagem da Virgem da Ajuda, batizaram esta imagem: ‘Virgem da Ajuda de Valência’, embora a representação fosse de uma Dolorosa.”

“Quando descobriram no Peru, pediram para trocar as imagens.  Mas o povo valenciano respondeu: – As pessoas não mudam de Virgem”. Eles já consideravam a Virgem que havia chegado como a ‘Virgen del Socorro de Valencia’. A Virgem foi adotada por seu povo e ela adotou os valencianos.  A devoção do povo e o amor por ela cresceram rapidamente e, desde então, a nossa ‘Virgen del Socorro’ é verdadeiramente a ajuda dos valencianos.”

Em 13 de novembro 1910 a imagem recebeu a coroação canônica do Papa São Pio X, sendo ela a primeira imagem mariana canonicamente coroada na Venezuela.

By Langolier, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

Nossa Senhora do Socorro de Valência, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

es.wikipedia.org/wiki/VirgendelSocorrodeValencia

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário