Nossa Senhora da Evangelização – Lima

14 de Maio é festa de Nossa Senhora da Evangelização padroeira de Lima no Peru. Devido a seu papel na propagação da Fé, esta é a principal invocação mariana do país!

Catedral de Lima – Atrib.: Wasiwatana, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Apesar de Santa Rosa de Lima ser a padroeira oficial do Peru, a Virgem da Evangelização é popularmente aclamada como “Padroeira de fato” desse país, por ser esta sua principal invocação mariana.

Feita para ser a Virgem do Rosário, ela tradicionalmente é considerada a imagem mais antiga do Peru. Esta histórica imagem foi encomendada em 1551 por Francisca Pizarro, filha do Conquistador do Peru, Francisco Pizarro. A Virgem foi feita para presidir o retábulo maior da primeira igreja de Lima, onde viria a ser enterrado o Conquistador espanhol.

Diante dela, em meio a uma grande festa, o primeiro bispo da diocese, Frei Jerónimo de Loayza, depositou a primeira rosa florescida na cidade de Lima, pois não havia roseiras no Peru antes da chegada dos espanhóis.

Entre os devotos que elevaram suas orações a Nossa Senhora da Evangelização, estiveram São Toríbio de Mogrovejo, São Francisco Solano, São Martinho de Porres e Santa Rosa de Lima.

PMRMaeyaert, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

Nossa Senhora da Evangelização presidiu a vida da Igreja de Lima e os importantes sínodos que ali ocorreram. É lembrado de forma especial o ‘Terceiro Concílio de Lima’, que tanta importância teve para aprofundar e difundir o Evangelho desde a Nicarágua até o Cabo Horn; ocasião em que houve a primeira evangelização de parte importante da América.

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora da Evangelização, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: es.wikipedia.org/wiki/Nuestra_Señora_de_la_Evangelización

Imagem: Nuestra Señora de la Evangelización, Lima

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário