Nossa Senhora da Jangada – Monopoli

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 1117, Dom Romualdo, bispo de Monopoli, enfrentou um grande problema para finalizar a construção de uma catedral maior para sua cidade. Dez anos depois das obras começarem, elas foram interrompidas por não ser encontrada a madeira para construir a abóbada. O bispo então, confiou-se com fervor em oração à intercessão da Virgem Maria.

Na noite de 15 para 16 de dezembro, Nossa Senhora apareceu em sonho a um piedoso monopolita chamado Mercúrio, anunciando que havia chegado ao porto aquilo que o bispo havia pedido. Sem perder tempo, o homem correu para comunicar a Dom Romualdo o que tinha visto. Mas o velho bispo ficou incrédulo e o mandou ir para casa dormir.

Assim que Mercúrio deitou-se novamente, eis que Nossa Senhora lhe aparece pela segunda vez e o encarrega da mesma missão. O bispo, porém, continuou incrédulo e o mandou para casa mais uma vez. Assim, Nossa Senhora apareceu pela terceira vez naquela noite. Mas, dessa vez, Mercúrio foi direto ao porto para averiguar e assim ter argumentos para convencer ao cético bispo.

No porto, Mercúrio encontrou uma grande jangada abandonada, feita de 31 vigas compridas e grossas, o suficiente para o término da nova catedral. Cheio de alegria, o vidente correu e anunciou ao bispo a chegada das tão esperadas madeiras.

By Donsabbo, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Dom Romualdo foi com muita gente ao porto no dia seguinte. Sobre a jangada, se notava a presença de um ícone representando a Mãe de Deus com seu Filho nos braços. Mas, quando o bispo foi subir na embarcação para pegá-lo, esta se afastou da borda, impedindo o prelado de subir. Para evidenciar que se tratava de um prodígio, esse fato se repetiu por três vezes; um claro castigo pela incredulidade que Dom Romualdo havia cometido.

Somente depois de incensar o ícone, o idoso bispo pôde tocar na imagem milagrosa. Ocorreu então uma grande procissão em direção a Catedral, com o povo carregando a venerada efígie e as vigas da jangada que ela trouxe de presente. Daí vêm o título de ‘Madia’, que significa “conjunto de vigas, ou jangada” na língua local. ‘Madonna della Madia’, portanto, é Nossa Senhora da Jangada, padroeira de Monopoli!

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora da Jangada, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

it.wikipedia.org/wiki/Madonna_della_Madia

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário