Nossa Senhora da Paz – Toledo

Nossa Senhora da Paz - Imagem pertencente a Hermandad Nuestra Señora de la Paz de Toledo - Atribuição: https://www.facebook.com/virgendelapaztoledo/photos

24 de Janeiro é festa de Nossa Senhora da Paz em Toledo, na Espanha. Era extremamente doloroso para os cristãos de Toledo ver sua antiga catedral nas mãos dos infiéis. O que o povo quis resolver na espada, Nossa Senhora conseguiu na Paz!

Nossa Senhora da Paz – Imagem pertencente a Hermandad Nuestra Señora de la Paz de Toledo – Atribuição: https://www.facebook.com/virgendelapaztoledo/photos

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Após a morte de Santo Ildefonso (+23 de janeiro de 667), bispo de Toledo, iniciou-se nesta cidade, o costume de celebrar o dia 24 de janeiro como um dia festivo em honra a Nossa Senhora. Esta festa levava em consideração, justamente, a alta devoção desse santo para com a Santíssima Virgem, que inclusive lhe apareceu em 19 de dezembro de 657.

Mas, somente quatro séculos depois, durante a reconquista espanhola, é que 24 de Janeiro se torna o dia de Nossa Senhora da Paz.

Em 1085, Afonso VI, chamado o ‘Bravo’, Rei das Astúrias e Leão, reconquistou dos mouros a cidade de Toledo. No entanto, como uma das condições estipuladas para consolidar a vitória, foi acordado que a antiga catedral cristã permanecesse como mesquita dos mouros.

Pouco depois de assinar o tratado de paz, o rei precisou viajar, acreditando que tudo estava resolvido. Porém, os cristãos de Toledo se revoltaram com essa situação, e decidiram retomar, eles mesmos, sua antiga igreja.

Um grupo de homens armados logo se fez dirigir em direção a Catedral, ignorando tanto a promessa do rei, quanto o perigo a que estavam expostos naquela cidade onde o número de muçulmanos ainda era muito maior. Percebendo o ataque, os mouros se lançaram furiosamente contra os cristãos, e um feroz combate se iniciou em frente à Catedral.

 O combate só parou com a chegada da rainha, que logo apareceu para esclarecer que o ataque ocorreu sem o conhecimento e consentimento do rei. Dom Afonso regressou às pressas, assim que soube do ocorrido. Apesar das súplicas do povo cristão, o rei reiterou que a Catedral permaneceria nas mãos dos infiéis, conforme havia prometido.

Catedral de Toledo – Atribuição: Nikthestunned, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Foi então que aconteceu algo de extraordinário e que todos tomaram como um sinal de que Deus havia ouvido suas orações. Os mouros deliberaram que a paz nunca seria restabelecida por completo se a catedral não fosse devolvida aos cristãos, e que, portanto, sempre estariam em perigo de novos ataques.

Grande foi a surpresa e alegria do rei e do povo, quando chegaram embaixadores dos islamitas e lhe imploraram que perdoasse os cristãos, pois, estes iriam devolver a Catedral. Todos viram naquela solução inesperada uma obra da Divina Providência. O monarca ordenou que, no dia seguinte, precisamente 24 de janeiro, fosse, enfim, retomada a posse da Catedral e que lá fossem celebradas festividades especiais em honra de Nossa Senhora.

E, foi assim que, por ter restabelecido a paz, precisamente na data da sua festa, a Virgem seria doravante venerada como Nossa Senhora da Paz.

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora da Paz, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://es.catholic.net/op/articulos/64246/cat/644/nuestra-senora-de-la-paz-toledo.html#modal

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário