Nossa Senhora da Penha – Vila Velha – ES

By Paul R. Burley, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons (cut)
By Raphael Gustavo Marques da Costa, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

A devoção a Nossa Senhora da Penha no Espírito Santo começou em 1558, com a chegada do missionário capuchinho Frei Pedro Palácios. Apesar de não ser sacerdote, o frei recebeu dos jesuítas as devidas autorizações para catequizar e fazer missão a todos da região, especialmente entre os índios Aimorés.

Para a melhor eficácia de seu apostolado, frei Pedro havia trazido de Portugal um belíssimo quadro de Nossa Senhora dos Prazeres (ou das Alegrias). O zelo daquele devoto capuchinho impressionava a todos, até mesmo os padres chegavam a lhe pedir sua bênção. Entre os relatos de admiração, até São José de Anchieta elogiou a bela obra de Frei Pedro em suas cartas.

Nossa Senhora das AlegriasBy Paul R. Burley, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons (cut)

Numa vida eremítica, frei Pedro instalou-se em uma cabana ao pé do grande morro de Vila Velha. O quadro da Virgem também havia sido ali instalado, porém, conta-se que este sumiu por três vezes, reaparecendo sempre entre duas palmeiras no alto do morro. O frei então entendeu que ele deveria ali construir uma capela. Porém, a primeira que ele construiu foi edificada na base do morro, dedicada a São Francisco de Assis.

Não demorou, e a afluência do povo às pregações de frei Palácio fez com que a capela de São Francisco ficasse pequena demais. Foi assim que, em 1566, havia as condições para a construção de uma capela maior no alto do morro, a qual seria dedicada à Santíssima Virgem. É conhecido na região que, durante a construção, um operário escorregou de um andaime em direção ao precipício; mas com um sinal de frei Palácios, o homem parou no ar e ali ficou até que outros o resgatassem.

Em 1568, chegou de Portugal uma nova imagem da Virgem, conforme havia sido encomendada pelo ermitão. No entanto, soube-se depois que esta não foi enviada pela pessoa a quem o frei fez a encomenda, pois ela havia se esquecido completamente; um mistério que só se explica por um milagre.  

Como a nova Virgem era de roca, ou seja, um manequim apenas com cabeça e os braços, além do Menino Jesus, o corpo foi talhado em madeira pelo próprio Pedro Palácios. Esta imagem estava destinada a presidir a nova capela do alto do morro, por isso, ela logo recebeu o título de Nossa Senhora da Penha.

Nesse tempo, o frei já sentia aproximar-se o fim de sua jornada, mas pediu a Deus que ele pudesse ao menos ver a realização da primeira festa dedicada à Nossa Senhora, que ele tanto desejava. E, assim aconteceu:

Em 30 de abril de 1570, ocorreu a primeira festa, com a entronização da nova imagem. Era uma segunda-feira de Páscoa, ou seja, oitava de Páscoa, data em que até hoje a festa é realizada. Antes da festa, o frei desceu à Vila Velha para se despedir dos seus amigos. Quando estes perguntavam para onde ele pretendia viajar, Pedro respondia que viajaria para a eternidade. Dois dias depois, em 2 de maio de 1570, falecia Pedro Palácios. Ele foi encontrado morto na capelinha de São Francisco, ajoelhado, rezando, encostado ao altar.

Frei Pedro Palácios – Benedito Calixto, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

Um santuário com vários grandes milagres

Em 1640, durante as invasões holandesas, estes protestantes haviam tomado o porto de Vila Velha e já começavam a fortificar-se. De repente, diante de seus olhos o Santuário começou a transformar-se em um castelo cercado de fortes muralhas e defendido por um esquadrão de soldados. “Do monte, descia muita gente a pé e a cavalo, todos com armas reluzentes e bem preparadas, conforme narra o Frei Basílio Rower. “No morro, entretanto, não tinha ficado pessoa alguma e a própria imagem tinha sido removida para o Convento de São Francisco. À vista deste espetáculo aterrador, os holandeses fugiram desordenadamente e recolheram-se às suas naus.” Convém mencionar que este milagre também tem as bençãos de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da vizinha cidade de Vitória.

Em 1699 quando a cidade de Vitória foi fortemente afligida por uma epidemia, a Virgem da Penha foi trazida de seu santuário até a Igreja do Colégio, onde permaneceu 15 dias com orações e procissões. Pouco a pouco, a epidemia desapareceu.

Outro milagre ocorreu em 1769, quando uma grande seca assolou a região. As consequências já estavam se tornando insuportáveis quando a população organizou uma procissão marítima, trazendo novamente a milagrosa imagem até Vitória. Mal ela entrara no Convento de São Francisco e os céus se escureceram, derramando chuvas abundantes.

Desde 1630, Nossa Senhora da Penha de Vila Velha já havia reconhecida como padroeira do Espírito Santo, em uma bula do Papa Urbano VIII. No entanto, ela só foi assim proclamada oficialmente em 26 de janeiro de 1908, após um plebiscito em todas as paróquias do estado capixaba.

By Paul R. Burley, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

Nossa Senhora da Penha, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa:

g1.globo.com/espirito-santo/festa-da-penha/2016/noticia/2016/03/lenda-de-imagem-de-nossa-senhora-conta-historia-do-convento-da-penha.html

morrodomoreno.com.br/materias/lendas-e-milagres-do-convento-da-penha.html

franciscanos.org.br/noticias/frei-pedro-palacios-o-apostolo-da-penha.html#gsc.tab=0

pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Pal%C3%A1cios

conventodapenha.org.br/frei-pedro-palacios/

es360.com.br/dia-a-dia/noticia/dia-de-nossa-senhora-da-penha-conheca-a-historia-da-padroeira-do-es/

conventodapenha.org.br/os-milagres-de-frei-pedro-palacios-o-fundador-do-convento/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário