Nossa Senhora da Sagrada Carta

03 de Junho é festa de Nossa Senhora da Sagrada Carta em Messina na Itália. Nesse dia, povo de Messina agradece pela proteção que Nossa Senhora lhes prometeu através de uma carta que lhes enviou!

immaculate.one/our-lady-of-the-day-june-3-our-lady-of-the-holy-letter-patroness-of-messina-palmi-reggio-calabria-and-of-finale-palermo-italy

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

No ano 42, uma delegação da cidade de Messina, recém-convertidos por São Paulo, vai à Palestina unicamente para conhecer a Mãe de Cristo. Em agradecimento, Nossa Senhora envia uma carta aos fiéis daquela cidade através daqueles devotos emissários. Não dispondo de outra coisa para amarrar a carta, Maria Santíssima usa para isso uma mecha de seus próprios cabelos!

Na carta, a Santíssima Virgem louvava a fé do povo de Medina, dizendo que apreciava sua devoção, e lhes assegura sua perpétua proteção. Embora a carta original tenha se perdido, a mecha de cabelo é guardada na Catedral de Messina. Esta valiosa relíquia é exposta sempre no dia do Corpus Christi em um pequeno galeão construído em prata, que representa um dos exemplos da proteção da ‘Madonna’ para Messina.

Em 1647, a Irmã Maria Roccaforte, monja beneditina de Bivona, uma mística que tinha visões da Santíssima Virgem, de seu Anjo da Guarda e de Santa Rosália, confirmou em suas revelações a autenticidade da história da Sagrada Carta. No entanto, a especial devoção a esta carta só começou quando, em 1716, um monge chamado Gregório Arena, encontrou entre antigos documentos armênios, uma cópia da carta traduzida para o árabe, dando luz ao texto que até então era considerado apenas uma lenda. A partir desse maravilhoso encontro, a cidade de Messina celebra anualmente em 3 de junho, data da assinatura da carta, uma festa em louvor à Virgem que lhes prometeu especial proteção.

O texto da carta entregue à delegação de Messina diz:

“Humilde serva de Deus,
Mãe de Jesus crucificado,
da tribo de Judá,
da linhagem de Davi,
saúde a todo o povo de Messina
e bênção de Deus Pai Todo-Poderoso.

Sabemos como instrumento público que todos vós com grande fé
nos enviaram Legados e Embaixadores,
confessando que o nosso Filho,
gerado de Deus, é Deus e homem
e que depois da sua ressurreição subiu ao céu:
tendo conhecido o caminho da verdade
por meio da pregação de Paulo, o apóstolo eleito
pelo qual abençoamos você e sua cidade,

da qual queremos ser protetores perpétuos.

De Jerusalém 3 de junho, ano 42 de Nosso Filho. Indicação 1 lua XXVII”

Relicário com o Cabelo de Nossa Senhora – Atrib.: immaculate.one/our-lady-of-the-day-june-3-our-lady-of-the-holy-letter-patroness-of-messina-palmi-reggio-calabria-and-of-finale-palermo-italy

Hoje se lê em grandes letras no porto de Messina a seguinte frase: ‘Vos et ipsam Civitatem benedicimus’ (“Abençoamos você e sua cidade”). Este escrito está em um grande monumento erigido à Nossa Senhora.

Atrib.: Mstyslav Chernov, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons (recorte)

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora da Sagrada Carta, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://

it.m.wikipedia.org/wiki/Madonna_della_Lettera

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário