Nossa Senhora das Neves – Salus Populi Romani

Nossa Senhora Protetora do Povo Romano - Atribuição: Fallaner, CC BY-SA 4.0 , attraverso Wikimedia Commons (recorte da foto)

O último domingo de Janeiro e 5 de agosto são as comemorações de Nossa Senhora Protetora do Povo Romano, também conhecida como Nossa Senhora das Neves, em Roma, na Itália. Para indicar o local onde a Santíssima Virgem desejava sua nova igreja, Ela fez nevar em pleno calor do verão!

Basílica de Santa Maria Maior – Atribuição: Chabe01, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, attraverso Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Na época do Papa Libério, no século IV, havia em Roma um velho e rico casal que não tinha herdeiros. Na noite de 5 de agosto de 358, os esposos rezavam devotamente, pedindo por uma inspiração para saber como empregar bem sua fortuna, quando, diante deles, aparece a própria Santíssima Virgem.

Nossa Senhora indicou ao piedoso casal, que Ela desejava muito que lhe fosse dedicada uma igreja no monte Esquilino, precisamente no lugar que estaria coberto pela neve no dia seguinte. Era o auge do calor de verão no hemisfério Norte, mas no dia seguinte, a grande capital do império foi surpreendida a vista de neve sobre o monte indicado.

Assim foi o surgimento da grande Basílica de Santa Maria Maior, construída pelo papa Libério, no local indicado, com a doação desse venturoso casal. Para presidir o centro do culto mariano, o papa enviou para a nova igreja o mais valioso quadro que os pontífices possuíam; uma imagem da Mãe de Deus pintada diretamente pelas mãos do apóstolo São Lucas.

Devido ao milagre, o ícone foi logo batizado de Nossa Senhora das Neves. No entanto, outros fatos acabaram por lhe acrescentar novos títulos. Em 593, o papa São Gregório carregou o ícone em procissão para acabar com a peste que assolava Roma naquela época. Graças a proteção de Nossa Senhora registrada neste momento, a imagem passou a ser chamada de ‘Salus Populi Romani’ (Protetora do Povo Romano). Como símbolo dessa proteção, durante séculos o quadro foi colocado acima da porta do batistério da basílica, recebendo assim também o título de ‘Regina Coeli’ (Rainha do Céu).

Ainda hoje, o Milagre da Neve é relembrado todos os anos, (em sua festa do dia 5 de agosto), por meio de um espetáculo de som e luz, no qual a neve é representada por uma chuva de pétalas brancas lançadas do teto da Basílica.

Santa Maria Maggiore, Capela Paulina – Atribuição: Berthold Werner, Public domain, attraverso Wikimedia Commons

Outros fatos importantes com os Papas:

Coroação do ícone por Pio XII em 11 de outubro de 1954.
  • Em 1571, São Pio V rezou diante do ícone para implorar a vitória na Batalha de Lepanto.
  • Em 1837, Gregório XVI rezou a ela pedindo o fim de uma epidemia de cólera.
  • O Papa Pio XII, após proclamar o dogma da Assunção de Maria, em 1953 enviou o quadro em procissão pelas ruas de Roma para iniciar o primeiro ano mariano na história da Igreja.
  • Em 1954, Pio XII  coroou o ícone na Basílica de São Pedro, como “Rainha do Mundo”.
  • Em 15 de março de 2020, o Papa Francisco rezou diante deste ícone pedindo pelo fim da pandemia de COVID-19. E, nesse sentido, em 27 de março Francisco I levou o ícone à Praça de São Pedro. Aquele dia 27 foi o pico de mortes diárias na Itália, e, começou a diminuir a partir do dia seguinte.

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora Protetora do Povo Romano, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://pt.aleteia.org/2016/08/05/5-de-agosto-maria-salus-populi-romani-e-o-milagre-da-neve/

https://it.wikipedia.org/wiki/Salus_populi_romani

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário