Nossa Senhora das Treze Pedras

Afrescos em estilo bizantino no interior da capela representando o milagre das Treze Pedras. Atrib.: lifeonlalune.com/2022/09/20/unexpected-frescoes-in-an-aveyron-church/
Capela de Nossa Senhora das Treze Pedras – By: MOSSOT, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 19 de março de 1509, um homem chamado Colongos conduzia sua carroça pelas estradas de Villefranche de Rouergue, quando se deparou com um ponto que havia sido alagado pelas águas do rio Vénéric durante o descongelamento das neves.

Naquele momento as águas já haviam baixado, no entanto, a lama deixada ainda era de se temer; e não deu outra… Ao tentar atravessar, as rodas de sua carroça atolaram no chão barrento.

Após algumas horas de infrutíferos esforços para libertar sua carroça, Colongos escuta da cidade ao longe os sinos badalarem o horário do Angelus. Neste momento, ele então reza a Santíssima Virgem. Certamente Colongos não esperava uma ajuda tão rápida e eficaz, pois ao fim da oração, lhe aparece a Santíssima Virgem sorrindo e acompanhada dos doze apóstolos.

Abaixo da Virgem e de cada um dos apóstolos, eis que pedras surgiram da lama, como pedestais, enfileiradas diante da carroça; e foi essa justamente a base que permitiu que o carroceiro pudesse atravessar o lamaçal e chegar a cidade.

Este milagre bem pode ser um símbolo para o mundo de hoje; que, atolado nos pecados modernos e incerto sobre seu futuro, necessita urgentemente das sólidas bases da devoção a Nossa Senhora, e dos ensinamentos da Santa Igreja vindos dos apóstolos para se libertar.

Após uma prudente investigação, o bispo de Rodez abençoou as treze pedras milagrosas e mandou pô-las no chão do santuário que inaugurou no ano seguinte, sob o título de Nossa Senhora da Piedade. E, assim nasceu a peregrinação dedicada a ‘Notre Dame de Treize-Pierres’.

By: lifeonlalune.com/2022/09/20/unexpected-frescoes-in-an-aveyron-church/

Também permanece na memória da população de Villefranche, que foi nesta capela que o povo rezou e conquistou o fim de uma onda de praga que devastou a cidade em 1628.

Durante a sangrenta e ateia Revolução Francesa, a capela foi vendida como propriedade nacional; recuperando sua função religiosa apenas na década de 1850, com a instalação dos clérigos de São Viateur, a quem ainda hoje pertence.

By: lifeonlalune.com/2022/09/20/unexpected-frescoes-in-an-aveyron-church/

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora das Treze Pedras, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.:

mariedenazareth.com/encyclopedie-mariale/la-vierge-marie-remplit-le-monde-sanctuaires-marials/europe/france/sanctuaires-du-diocese-de-rodez-et-vabres/villefranche-aveyron-12-notre-dame-des-treize-pierres/

villefranche-de-rouergue.fr/la-legende-de-treize-pierres/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário