Nossa Senhora de Besnyő

By bucsujaras.hu/mariabesnyo/

19 de Abril é festa de Nossa Senhora de Besnyő em Máriabesnyő, na Hungria. Com o risco de perder sua terceira esposa, o conde promete uma nova igreja à Virgem, dando origem a um dos santuários mais visitados no país.

By Civertan, CC BY-SA 2.5 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

No século XVIII, o conde Antal Grassalkovich era proprietário da parte central da Hungria e um dos senhores mais ricos daquele país. Apesar de todas as glórias adquiridas em sua vida, chegando até mesmo a tornar-se confidente da imperatriz Maria Tereza da Áustria, o conde nunca diminuiu em seu grande espírito católico.

O devoto conde contava até mesmo com uma especial permissão do papa para sempre levar consigo um altar portátil durante suas viagens, podendo assim assistir a missa onde estivesse.

No entanto, como há coisas que nada depende do esforço ou qualidades humanas, houve um ponto que trouxe muita tristeza ao piedoso conde. Pois, após enviuvar por duas vezes, sete anos após cada casamento, eis que sua terceira esposa também cai gravemente doente alguns anos depois do matrimônio.

Conde Antal Grassalkovich

Mas, dessa vez, para adquirir de Nossa Senhora a graça de ser poupado dessa repetida fatalidade, o conde Antal prometeu construir uma igreja dedicada à Ela. De acordo com os planos, a igreja seria dedicada a Nossa Senhora de Loreto, contando inclusive com uma réplica da Santa Casa de Sagrada Família, para que os mais humildes de suas terras também pudessem ter um local para peregrinar.

Embora a cura de sua esposa tenha sido logo conquistada, passado em torno um ano, o conde ainda não havia dado início a sua promessa. Questionado do motivo desse atraso, Antal justificou: – “Não sei onde Deus quer esta igreja!”

Após essa justificativa, a resposta não tardou a chegar; pois, em 1758, estava o conde em sua carruagem de quatro cavalos, passando pela estrada de Besnyő, quando, numa curva fechada, os cavalos correram em disparada para fora da estrada.

Enquanto os cocheiros tudo faziam para parar os animais que se embrenhavam perigosamente pelo mato, todos rezavam pedido pelo socorro dos Céus. Quando finalmente os cavalos pararam, diante de todos estavam as ruínas da antiga igreja de Besnyő; uma igreja que havia sido destruída séculos antes durante uma invasão dos tártaros. – “A nova igreja será aqui”, decidiu o conde.

Assim, as obras da construção foram logo iniciadas. Mas, primeiro, as ruínas tinham que ser removidas. Certo dia, János Fidler, um ajudante de pedreiro que trabalhava no canteiro de obras, teve um sonho em que uma bela mulher apareceu a ele e disse: “Se você cavar entre as ruínas da igreja, onde ficava o altar-mor, encontrará algo bonito.” No dia seguinte, 19 de abril de 1759, no intervalo do almoço, ele e mais outro pedreiro iniciaram a pesquisa no referido local.

Após desenterrar e erguer uma laje de pedra, János encontrou um objeto coberto de terra. – “Encontrei algo, mas não sei o que é!” Depois de remover a sujeira, eis que se descobre uma bela imagem da Santíssima Virgem.

A imagem foi entregue ao conde, que ficou muito contente com ela. Grassalkovich interpretou o fato como um sinal celestial de que o local escolhido agradava ao bom Deus.

A pequena imagem, feita de marfim, com 11 cm de altura e 4 cm de largura, data provavelmente do século XII. O conde mandou fazer coroas com as joias da família, uma para o Menino Jesus e outra para a Virgem; além de adornar a imagem com um cinto de pedras preciosas.

A capela foi concluída em 14 de agosto de 1761. E, assim que a população começou a vir, aconteceram os primeiros milagres. O primeiro ocorreu com um açougueiro, que, após ter sua mão paralisada pela batida de uma tora, pôde recuperar seus movimentos diante da abençoada Virgem.

Por fim, o conde ainda estabeleceu um mosteiro capuchinho ao lado da igreja; comprometendo-se, por ele e seus descendentes e herdeiros, que a ordem seria cuidada para sempre. Aliás, nos últimos 1000 anos, ele foi o único senhor húngaro a construir ou renovar completamente 33 igrejas!

By bucsujaras.hu/mariabesnyo/kegyszobor.jpg

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora de Besnyő, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://

mariaut.hu/tart/farticle/undefined/1011/1

hu.m.wikipedia.org/wiki/Nagyboldogasszony-bazilika_%28M%C3%A1riabesny%C5%91%29

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário