Nossa Senhora de Pradelles

Notre-Dame de Pradelles - By: catholique-lepuy.fr/sanctuaires/notre-dame-de-pradelles/ (cut)

10 de março é festa de Nossa Senhora de Pradelles, França. Esta data marca o dia em que a cidade foi salva de um exército huguenote!

Igreja de Nossa Senhora de Pradelles – By: Daniel CULSAN, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

A devoção a esta singela imagem, em Pradelles, começou em 1512, quando o dono de um pequeno hospital*, querendo erguer um muro próximo a uma das entradas, estava cavando um grande buraco para a fundação.

De repente, após uma funda pazada na terra, o hospitaleiro sentiu a terra tremer. Naquele rápido momento, parecia que todo o quarteirão em sua volta estava por afundar sob seus pés, enquanto ele ouvia um altíssimo barulho que nunca soube explicar.

Apavorado, o homem correu até a loja de seu vizinho chamado Vinsson, para contar-lhe o acontecido. Após ouvir o estranho relato, vários vizinhos se dirigiram ao local para averiguar. Curiosos, eles testaram cavar mais fundo o suspeito buraco, mas nada acontecia, até que a pá repercute uma batida em algo sólido.

E foi assim que encontraram uma urna ali enterrada; e, dentro da urna, estava somente a imagem de Nossa Senhora. A curiosa experiência que o homem havia passado, foi a forma da Virgem chamar a atenção de mais gente para a ocasião de seu achado, pois seria o início de uma série de milagres ao povo da região.

Há quanto tempo a imagem já estava enterrada, e por qual motivo o foi, ninguém sabe. Mas, após seu encontro, uma capela foi construída para abrigar a Virgem de Pradelles no local do milagre.

Nossa Senhora de Pradelles – By: catholique-lepuy.fr/sanctuaires/notre-dame-de-pradelles/

Novos eventos atraem a fama

Em 1586, um incêndio devastou um bairro inteiro de Pradelles. Mas, o que mais chamou a atenção, foi que o único edifício não atingido pelo fogo, foi a pequena capela da Virgem.

No entanto, o evento que trouxe maior fama ao santuário, ocorreu em 10 de março de 1588, durante as guerras de religião. Tendo devastado a região por algum tempo, as tropas huguenotes (um tipo de evangélicos da época) vieram para atacar Pradelles.

Os huguenotes foram derrotados, e assim, a cidade foi poupada da pilhagem. Os habitantes da cidade reconheceram nesta vitória à especial proteção de sua amada padroeira.

Outro importante evento foi a cura de Santa Anne-Marie Rivier, fundadora das Irmãs da Apresentação. Rivier havia sido curada da paralisia das pernas, das quais estava privada desde os dois anos de idade.

Em 1793, a imagem foi jogada ao fogo pelos revolucionários, sendo salva por um devoto. Após restaurada, ela voltou à capela em 1802, com o fim da sangrenta e ateia Revolução Francesa.

Nossa Senhora de Pradelles foi coroada solenemente em 18 de julho de 1869. A data de 10 de março é sempre festejada com uma procissão, mas, sua peregrinação principal acontece em 15 de agosto, festa da Assunção.

Santa Anne-Marie Rivier, fundadora das Irmãs da Apresentação

Clique aqui e nos envie suas intenções! Rezaremos de forma especial por elas!

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora de Pradelles, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Nota: *A palavra ‘hospital’, na época, também podia significar hospedaria, hotel.

Fontes de Pesquisa: https:// www.

catholique-lepuy.fr/sanctuaires/notre-dame-de-pradelles/

europeanheritagedays.com/Event/Visite-de-la-Chapelle-Notre-Dame-de-Pradelles

lalumierededieu.blogspot.com/2016/04/notre-dame-de-pradelles.html

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário