Nossa Senhora de Saint-Chapelle – Paris

By Musée du Louvre in facebook.com/museedulouvre/photos (cut)

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

São Luís IX, rei da França, ao regressar da Terra Santa em 1241, mandou construir ao lado de seu palácio a chamada Capela Santa (Sainte-Chapelle) em homenagem a Santíssima Virgem. Esta linda capela, obra prima pela engenharia e beleza, foi construída para lá ser colocada as relíquias da Paixão de Nosso Senhor, especialmente a Coroa de Espinhos, que trouxe consigo dos Sagrados Lugares da Palestina.

Concluída em apenas sete anos, a Sainte-Chapelle é uma maravilha da arquitetura gótica flamboyant. A estrutura em si parece apenas uma moldura delicada para seus incríveis vitrais. Embora ela tenha sido seriamente danificada durante a devastação da Revolução Francesa, a maior parte dos vitrais ainda é original e o restante foi restaurado ‘à l’identique’ (conforme os originais).

Na porta da capela havia uma graciosa imagem da Mãe de Deus. Diante dela, os doutores e literatos da época se alegravam em prostrar-se a si mesmos e às suas obras.

A piedosa imagem também sobreviveu à Revolução Francesa e está atualmente em exibição no Museu do Louvre. Em sua descrição, está a afirmação de que ela é “inquestionavelmente a mais bela peça de escultura em marfim ronde-bosse (redonda) já feita”.

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora de Sainte-Chapelle, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.:

roman-catholic-saints.com/the-holy-chapel.html

fr.wikipedia.org/wiki/Sainte-Chapelle

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário