Nossa Senhora dos Virgens – Macerata

By Mattis, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons (cut)
By Mattis, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Desde meados do século XIV, havia na cidade de Macerata, na Itália, uma igreja administrada por uma confraria religiosa chamada de Companhia dos Virgens. Essa irmandade era composta por jovens solteiros e piedosos. Eram rapazes e moças que entre seus zelos estava a correta guarda da castidade até o casamento. Reparem que o nome de Companhia não é à toa; assim como no caso dos Jesuítas e sua Companhia de Jesus, a palavra aqui tem um sentido militante. O próprio título da igreja também correspondia aos ideais dessa juventude; pois ela era dedicada à Nossa Senhora dos Virgens.

Passados quase dois séculos, a confraria foi perdendo sua força e a igreja acabou em ruínas, passando para a guarda dos agostinianos da vizinha paróquia de Santa Maria da Fonte. Em 1547, divido ao abandono sofrido, não parecia compensar a reforma do antigo templo, no que os padres decidiram por demoli-lo e utilizar seus materiais em outras construções.

No entanto, algo no coração da cidade ainda lembrava com saudades das graças de sua antiga “Compagnia dei Vergini”. Por isso, o Município condicionou que para a demolição da igreja, que ao menos a capela maior fosse deixada intacta para a celebração da Santa Missa. Era naquela mesma capela que ficava o afresco de Madonna delle Vergini” (Nossa Senhora das Virgens) pintado pelo artista Lorenzo Pittori em 1533. O quadro era inspirado na iconografia de Nossa Senhora da Misericórdia, colocando os jovens sob a proteção do manto da Santíssima Virgem. Já a pequena mudança do nome para Nossa Senhora das Virgens, era porque a irmandade era constituída apenas por sua ala feminina quando o quadro foi pintado.

Nossa Senhora restaura a Companhia dos Virgens

No ano seguinte a demolição, em 10 de abril de 1548, uma terça-feira de Páscoa, Nossa Senhora apareceu nesta capela para uma menina chamada Bernardina de Bonino. Através dessa menina, a Santíssima Mãe de Deus fez seu pedido de que, todos os sábados, os jovens realizassem procissões de penitência e jejum em reparação pelos pecados da cidade. A Virgem Santíssima demostrava assim toda a importância daqueles ideais onde santos jovens reparavam tantos pecados que infestam a sociedade. Por fim, a Virgem pede à menina que leve essa mensagem a toda a população.

A partir desse momento, uma chuva de graças pareceu cair sobre a cidade, tais foram as maravilhas alcançadas. As confrarias foram logo restauradas e um magnífico santuário começou a ser construído para Nossa Senhora dos Virgens. A imagem foi solenemente coroada em 21 de outubro de 1696.

By immaculate.one/la-madonna-del-giorno-10-aprile-1548-santa-maria-delle-vergini-macerata-italia/

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora dos Virgens, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.:

lalucedimaria.it/365-giorni-con-maria-10-aprile-ecco-perche-madonna-chiede-processione/

immaculate.one/la-madonna-del-giorno-10-aprile-1548-santa-maria-delle-vergini-macerata-italia/

it.wikipedia.org/wiki/Chiesa_di_Santa_Maria_delle_Vergini_(Macerata)

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário