Nossa Senhora Puríssima das 40 Horas

Nossa Senhora das 40 Horas - By: Carlos Figueroa, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

O último domingo de fevereiro é festa de Nossa Senhora Puríssima das 40 Horas, padroeira de Limache, Chile. Seu curioso título surge de sua relação com a antiga devoção das ‘40 horas’.

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 1831, alguns pescadores das costas de Concón encontraram um curioso volume flutuando ao mar, e ficaram muito contentes quando descobriram que se tratava de uma muito bela imagem da Santíssima Virgem.

Durante alguns anos, a imagem atraiu a atenção dos moradores locais para a casa do pescador que com ela havia ficado; no entanto, Dom Juan Crisóstomo Rodenas, um piedoso morador de Limache, encantado pela beleza da imagem, logo a adquiriu, e a levou para sua casa.

Todos os anos, Dom Rodenas promovia uma grande festa a sua imagem da Santíssima Virgem. E, foi justamente pelo número cada vez mais crescente de devotos, que a imagem acabou por ser transferida e doada para a paróquia da cidade, a Igreja da Santa Cruz. O curioso título da imagem surgiu pelo fato de sua festa coincidir com a da tradicional festa das Quarenta horas, que já era celebrada nesta igreja.

O motivo da coincidência das duas festas é hoje desconhecido. Mas, não posso deixar de supor que tenha sido esse o período em que a Virgem foi encontrada no mar.

A festa das Quarenta Horas

A festa das 40 horas consiste numa adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento por esse período de tempo. Inicialmente a prática dessa piedade começava na Sexta-feira Santa, estendendo-se durante as quarenta horas que Nosso Senhor esteve morto no Santo Sepulcro; terminando, portanto, no momento da Ressurreição.

Este costume já existe desde o século XII, e recebeu especial propagação no século XVII, quando a prática foi transferida para os três dias de carnaval, como forma de contraposição e reparação aos excessos cometidos nesta festa. Já na época, o Papa Bento XIV escreveu uma carta aos bispos italianos mencionando o descontrole público existente nos dias anteriores à Semana Santa e incentivou a reparação das 40 horas.

Os jesuítas foram os maiores propagadores dessa devoção; especialmente na América, onde muitos países ainda mantêm esse costume. Conforme o tempo se passou, em muitos lugares a prática foi tomando diferentes formas; no Brasil, por exemplo, temos hoje o costume de fazer ao menos uma hora de adoração e reparação, a chamada “Hora Santa”, na terça-feira de carnaval.


Certamente foi para diferenciar as duas festas que a da Virgem passou a ser comemorada sempre no último domingo de fevereiro. Para sua festa, a padroeira de Limache conta com uma grande procissão pelas ruas da cidade, antecedida, é claro, com quarenta horas ininterruptas de veneração.

By: Carlos Figueroa, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora das 40 Horas, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

es.wikipedia.org/wiki/Virgen_de_las_40_Horas

iglesia.cl/especiales/mesmaria2011/santuarios/santuarios9.php

es.m.wikipedia.org/wiki/Festividad_de_las_Cuarenta_Horas

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário