Nossa Senhora do Sagrado Cinto

By Sailko, CC BY 3.0 , via Wikimedia Commons (cut)

15 de Agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora, também se comemora o Santo Cinto que a Virgem nos deixou como lembrança de sua permanência conosco! O Cinto encontra-se na Catedral de Prato, Itália.

Sagrado Cinto de Nossa Senhora

By Massimilianogalardi, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Dia 15 de agosto é um dos principais dias em que o Santo Cinto de Nossa Senhora é exposto na Catedral de Prato, na Itália. Afinal, foi no dia de sua Assunção que Nossa Senhora o entregou de presente à São Tomé.

São Tomé havia chegado atrasado para o sepultamento da Santíssima Virgem; três dias já haviam se passado. Seus companheiros logo lhe contam que a Santíssima Virgem já não se encontrava mais no túmulo, Ela ressuscitara e foi Assunta aos Céus.

Apesar dessa boa nova, São Tomé ficou muito triste com não ter se despedido de sua Mãe Amável. Então, eis que Maria Santíssima desce novamente dos Céus e lhe entrega seu cinto como uma recordação.

Tal relíquia foi guardada carinhosamente por São Tomé. Até que, na iminência de ir para a Índia, o apóstolo preferiu deixar o cinto com uma piedosa família, pois sabia que um dia ele ganharia uma igreja onde seria por todos venerado.

By Michelangelo di Pietro, Public domain, via Wikimedia Commons

Por séculos a relíquia permaneceu em Jerusalém, guardada pelos descendentes daquela família. Até que, em 1140, um jovem italiano de nome Michel, tendo ido a terra santa como peregrino, apaixonou-se e casou-se com Maria, uma moça da família que guardava a relíquia. No entanto, o pai da moça se opôs a esse casamento, pois era um sacerdote da igreja cismática. Assim, os jovens fugiram para Prato, a cidade de Michel, mas não sem levar consigo o precioso tesouro.

Foi somente em 1173 que, estando Michel em seu leito de morte, ele revelou publicamente estar na posse do venerando cinto. Claro que a veracidade dessa história levantou muitas suspeitas das autoridades. Por isso mesmo, doentes e possessos foram colocados diante do cinto, iniciando assim os milagres que comprovaram sua autenticidade.

Entre os testes, entregaram o cinto a um possesso que nada sabia sobre ele. Imediatamente o demônio declarou ser aquele o cinto usado pela Santa Mãe de Deus, e abandonou sua vítima no momento seguinte.

Assim, o cinto recebeu um digno altar na catedral de Prato, onde até hoje se encontra. O próprio São Francisco de Assis, em 1212, lá esteve com seus frades para venerarem o famoso cinto.

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora do Sagrado Cinto, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.:

cilicio.com.br/post/2019/02/19/o-santo-cinto-de-nossa-senhora-doado-a-sc383o-tomc389-no-momento-da-assunc387c383o

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário