Nossa Senhora de Atocha

Frayangelico, CC BY 3.0 , via Wikimedia Commons

O primeiro domingo de outubro é festa de Nossa Senhora de Atocha em Madrid, Espanha. Nem os turcos e nem a morte foram inimigos páreos contra essa Virgem!

FDV, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Muitas lendas cercam a história da Virgem de Atocha, incluso sobre a definição de seu próprio nome. Muitos defendem que Atocha seria uma deformação do nome de Antioquia, cidade de onde os discípulos de São Pedro teriam trazido essa imagem para a Espanha no século I. Outra teoria é de que derivaria da palavra ‘Theotokos’, que em grego significa “Mãe de Deus”.

Seja como for, o mais antigo documento que se refere a essa Virgem é do século VII, em que Santo Ildefonso de Toledo afirma ter rezado diante de uma imagem em Madrid, e sua descrição da Virgem corresponde perfeitamente as características dessa.

A mais conhecida das histórias, no entanto, conta que no século VIII um antigo prefeito de Madrid, Gracián Ramírez, era grande devoto de Nossa Senhora de Atocha e que frequentemente ia rezar em sua ermida. Certa ocasião, ao adentrar na ermida, Gracián percebeu que a imagem havia desaparecido, o que fez um bom grupo de pessoas saírem a sua procura.

Depois de muita busca, a imagem foi encontrada num local distante, em cima de uma colina, no local do atual santuário. Esta colina estaria cheia de um arbusto chamado esparto, também conhecido como atocha, de onde mais provavelmente deriva a invocação da Virgem.

Começou-se então a construção de uma nova ermida, ali no local onde parecia ser da vontade de Nossa Senhora. No entanto, os muçulmanos, senhores da cidade na época, pensaram que os cristãos estavam construindo uma fortaleza e os atacaram. Devido à superioridade do exército muçulmano, uma vitória católica era humanamente impossível. Por isso, antes da batalha, tanto a esposa quando as filhas de Gracián preferiram tirar a própria vida para não acabarem como escravas em algum harém turco.

Milagrosamente, Nossa Senhora cegou os inimigos e os católicos venceram a batalha. Apesar da incrível vitória, o prefeito tinha grandes motivos para permanecer triste, pois sabia da morte de sua esposa e filhas. Porém, ao chegar no santuário, lá estavam todas, ressuscitadas e ajoelhadas diante do altar da Virgem.

Frayangelico, CC BY 3.0 , via Wikimedia Commons (cut)

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

 Nossa Senhora de Atocha, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.:

basilicadeatocha.es/quienes-somos/historia/

gatopormadrid.com/2017/01/28/leyenda-la-virgen-de-atocha/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário