Nossa Senhora das Dores – Eckartshausen

03 de outubro é festa de Nossa Senhora das Dores em Eckartshausen, Alemanha. Ao procurar de onde vinha um misterioso choro, um pastor encontrou somente a imagem de Nossa Senhora!

By Andreas König, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

De acordo com uma tradicional história em Eckartshausen, sua milagrosa imagem da Virgem da Piedade foi encontrada por um pastor. Ele estava com seu rebanho no local onde atualmente está a igreja da Visitação, quando ouviu um amargo choro. Após procurar de onde vinha o misterioso pranto, ele acabou por encontrar a imagem de Nossa Senhora das Dores escondida dentro do oco de uma macieira.

A história dessa Virgem ganhou fama e o seu santuário acabou sendo construído ali mesmo. Afinal, a imagem teve uma visível recusa em ser retirada do local; após ter sido levada várias vezes a igreja da região, ela sempre retornava milagrosamente.

A construção do santuário foi um aprimorado edifício gótico, graças as doações das famílias nobres da região, especialmente a família de Thüngen. Curiosamente a igreja foi dedicada a Nossa Senhora da Visitação e não das Dores ou da Piedade.

As atuais peregrinações ocorrem especialmente no verão, nos meses de julho a setembro. As comunidades próximas também promovem especiais eventos devocionais por ocasião da Ascensão e do dia da Visitação de Nossa Senhora (2 de julho). Uma das tradições mais antigas é uma procissão do povo da cidade vizinha de Bergrheinfelder por ocasião da festa da Natividade da Santíssima Virgem (8 de setembro), devoção surgida 1676 como promessa pelo fim de uma peste que os assolou por dez anos. Já em 3 de outubro, ocorre uma procissão de velas de todos os treze distritos pertencentes a cidade de Werneck, dos quais Eckartshausen faz parte.

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

wallfahrt.bistum-wuerzburg.de/wallfahrtsorte/region-schweinfurt/eckartshausen/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário