Nossa Senhora de Buenos Aires

Nossa Senhora de Buenos Aires - By Barcex, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons (recorte)

24 de abril é festa de Nossa Senhora dos Bons Ventos em Buenos Aires, Argentina. Após tornar-se padroeira dos navegantes da Sardenha, a Virgem dos Bons Ventos recebeu sua homenagem na colonização da Argentina!

Catedral de Buenos Aires – By Richie Diesterheft, CC BY 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by/2.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Conta-se nos anais mercedários, que em 25 de março de 1370, uma tempestade surpreendeu um navio de Barcelona perto da costa da Sardenha (região da Itália que na época estava sob domínio espanhol). Entre sua carga, o navio levava uma imagem da Virgem da Misericórdia para o convento dos Mercedários em Cagliari. 

Para aliviar o navio e evitar seu afundamento, os marinheiros despejaram toda a carga no mar. Todas as caixas afundaram imediatamente, exceto uma que, permanecendo à deriva, chegou até a costa. 

Foi grande a surpresa dos mercedários locais quando abriram a caixa e encontraram a imagem da ‘Virgen de la Merced’. Graças a proteção que essa imagem passou a dar aos marinheiros, além de tornar-se sua padroeira, ela passou a ser venerada como ‘Virgen del Buen Aire’ (‘Nossa Senhora do Bom Ar’, ou ‘dos Bons Ventos’)

Foi por ter esta devoção que, em 1536, o explorador e descobridor espanhol Pedro de Mendoza nomeou o porto de Buenos Aires, na Argentina. Sua companhia incluía um escudeiro da Sardenha, dois frades da Ordem da Misericórdia e uma imagem de ‘Santa María del Buen Ayre’. Com o tempo, a imagem acabou por adaptar o título para Nuestra Señora de los Buenos Aires.

Em 24 de abril de 1870, durante a celebração do 500º aniversário da chegada da imagem de Nossa Senhora à Sardenha, Mons. Giovanni Lacovacci, bispo da Eritreia, coroou a ‘Madonna de Bonaria’ (nome em italiano), sob a autoridade do Papa Pio IX. Desde então, os devotos de Nossa Senhora dos Bons Ventos celebram o dia 24 de abril em sua homenagem, além das datas tradicionais de 25 de março (data do encontro), e 15 de agosto (festa da Assunção).

Barcex, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora dos Bons Ventos, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// :

es.m.wikipedia.org/wiki/Nuestra_Señora_del_Buen_Aire

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário