Nossa Senhora de Loreto

By Santuario Pontificio della Santa Casa di Loreto in santuarioloreto.va/it/storia/la-santa-casa-da-nazareth-a-loreto.html (cut)

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Quando se reza a oração do Angelus na pequena casa que se encontra dentro da Basílica de Loreto, assim se diz: “O Anjo do Senhor, aqui anunciou a Maria…”. Mas porque “aqui”, se tal fato ocorreu em Nazaré e não na Itália? Muito simples, é que esta é a Casa da Sagrada Família, justamente onde ocorreu a Anunciação. Ela foi levada de Nazaré para Loreto! Sabe como? Simples também, os anjos a levaram voando.

Em 1291, pouco antes da chegada dos muçulmanos em Nazaré, na Palestina, a Casa da Sagrada Família desapareceu inexplicavelmente. Pouco depois, ela apareceu na cidade de Tersatz, na Dalmácia, milhares de quilômetros distante. Nessa ocasião, o sacerdote local estava muito doente e ficou curado instantaneamente com a chegada da Santa Casa. O padre ainda teve uma visão de Nossa Senhora na qual Ela afirmou: “Aquela é a casa onde Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré!”.

Após três anos, um novo grande milagre aconteceu. Em 1294, a casa levantou voo novamente e seguiu rumo ao mar Mediterrâneo. Depois de algumas paradas, em 10 de dezembro, ela aterrissou nos bosques que mais tarde veio a chamar-se Loreto.

Narra uma tradição, que o nome da cidade surgiu pelo fato de que quando a Santa Casa ali desceu, a primeira pessoa que a encontrou foi uma senhora chamada Lorette. Já outra hipótese mais aceita, embora menos simpática, é a de que aquela colina era toda coberta de louros, e por isso chamada nos termos latinos de “Laure Tum”. Seja como for, foi a partir da chegada da Santa Casa que nasceu a cidade de Loreto. Algum tempo depois, em comemoração a esse fato, surgiu a Ladainha de Nossa Senhora chamada de ‘Lauretana’, a tradicional ladainha com os principais títulos da Santíssima Virgem.

Durante todo o percurso, uma imagem negra da Santíssima Virgem acompanhou a Sagrada Casa; esta havia sido esculpida na Terra Santa e permaneceu em um especial nicho da residência, mesmo durante o voo. A Virgem é feita em cedro-do-líbano e seu manto de pano é todo adornado em joias. Tristemente, em 1921, um incêndio destruiu a imagem original. Por isso, no ano seguinte, uma Virgem idêntica foi esculpida e abençoada pelo Papa Pio XI.

By Santuario Pontificio della Santa Casa di Loreto in santuarioloreto.va/it/storia/la-santa-casa-da-nazareth-a-loreto.html

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1riodaSantaCasadeLoreto

cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-de-loreto/33/102/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário