Santíssima Anunciada

Atrib.: Afresco da Anunciação pintado por Bartomoleo em 1252 - Atrib.: facebook.com/AnnunziataFirenzeOSM/photos

24 e 25 de março é festa de Nossa Senhora Anunciada em Florença, Itália. Na véspera da Anunciação de 1252, eis que mãos desconhecidas terminam a pintura do rosto da Virgem.

Basílica da Santíssima Anunciada em Florença By: Max_Ryazanov, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

O esplêndido Santuário da ‘Santíssima Annunziata’ em Florença, está ligado às próprias origens da Ordem dos Servos de Maria. Esta ordem surgiu por volta de 1245, quando sete mercadores decidem reunir-se na solidão para iniciar uma vida de penitência e contemplação, com particular devoção a Nossa Senhora das Dores.

Pouco depois, São Bonfiglio dei Monaldi e Santo Alessio dei Falconieri (dois dos fundadores) mandaram construir uma pequena capela em Florença, para servir de ponto de apoio para suas constantes estadias na cidade. A decoração da capela foi confiada a um dos melhores pintores da época, um certo Bartolomeo, homem de rara bondade, grande fé e singular devoção à Santíssima Virgem; e, para o tema do quadro principal, escolheram o mistério da Anunciação.

Bartolomeo deu início a pintura da Anunciação no começo de 1252. O trabalho do excelente pintor avançava com velocidade; mas, após a primeira parte do quadro estar completa, ele percebeu a dificuldade que seria retratar dignamente os rostos do Anjo e da Virgem. Por isso, o piedoso artista só retomou seu trabalho após encomenda-se fervorosamente a Deus e a Nossa Senhora. Renovado de coragem e esperança, os pincéis e as cores conduzidos por suas habilidosas mãos, logo reproduzem o rosto do Anjo, cujos traços surgem tão perfeitos que o próprio pintor fica admirado.

Encorajado e confiante por este primeiro sucesso, o pintor decide continuar o seu trabalho e dar início ao rosto de Nossa Senhora; afinal, era dia 24 de março à noite, véspera da Anunciação. No entanto, assim que pega nos pincéis, ele é subitamente tomado por um forte sono que o obriga a suspender tudo para o outro dia.

Na manhã seguinte, Bartolomeo fica maravilhado ao ver que a pintura já está concluída e o rosto da Virgem admiravelmente feito por uma mão desconhecida. Cheio de espanto, confuso e fora de si, ele então grita – “Milagre! Milagre!”.

A notícia voa! Os florentinos vêm correndo e se maravilham com a beleza daquele rosto que, pela beleza e graça celestial, se distingue de todo o resto da pintura. Até mesmo grandes artistas como Michelangelo consideraram aquela obra como não feita por mãos humanas, mas por anjos.

Imagem achiropita de Nossa Senhora da Anunciação

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora Anunciada, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: http:// www.:

mariadinazareth.it/www2005/Apparizioni/Firenze%20Annunziata.htm

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário