Nossa Senhora da România

Nossa Senhora da România - By: facebook.com/MadonnaDiRomania/photos (cut)

27 de março é festa de Nossa Senhora da România, padroeira de Tropea, Itália. Quando algumas crianças foram alvo de um bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial, Nossa provou mais uma vez sua proteção a essa cidade.

Catedral Nossa Senhora da România em Tropea – By: Bayreuth2009, CC BY 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Dentro da catedral de Tropea há três objetos que chamam muito a atenção dos que a visitam. Desses, o mais importante é o antigo ícone da padroeira da cidade: a “Madonna di Romania”, objeto de grande veneração por toda população.

Segundo a tradição, essa pintura teria chegado em tempos muito remotos. Ela teria vindo a bordo de um navio que lá aportou, e que só teve condições de partir após entregar o ícone ao bispo local. Certamente, a imagem estava sendo trazida do oriente para ser salva dos iconoclastas, uma heresia que pregava a destruição das imagens. O nome ‘România’ certamente indica algum dos locais em que ela esteve antes de chegar a Tropea; este termo designa terras conquistadas pelos romanos, e não propriamente o país Romênia.

Ao longo dos séculos, numerosos foram os milagres atribuídos a Nossa Senhora da România. Há registros de proteção contra pragas, terremotos, escassez de alimentos e outras calamidades. No entanto, o episódio mais marcante ocorreu em julho de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.

Naquela ocasião, as tropas aliadas haviam desembarcado na Sicília, e as costas da Calábria eram palco de batalhas. Por volta das 16h do dia 24 de julho, um grupo de crianças estava brincando despreocupadamente em um pequeno jardim, enquanto uma formação aérea sobrevoa a cidade em grande altitude. De repente, uma das aeronaves se separa do grupo para baixar e bombardear uma área completamente civil.

Seis bombas foram jogadas direto sobre o jardim onde estavam as crianças. Petrificados pelo medo, os pequenos apenas assistem ao espetáculo produzido pelo silvo das bombas que atingiam o chão duro, ressecado pelo calor do verão. O impossível então acontece, as seis bombas se fincam na terra sem explodir!

O milagre é imediatamente proclamado. O clero, o bispo e toda a população celebram agradecidos à sua padroeira, Nossa Senhora da România. Analisadas as bombas, os aparelhos mostraram seu perfeito funcionamento, provando que uma simples coincidência seria inimaginável.

Ainda hoje, duas dessas bombas estão guardadas dentro da catedral, e são os outros dois objetos que me referi mais acima… As festas dessa Virgem são celebradas em 27 de março e 9 de setembro.

By: facebook.com/MadonnaDiRomania/photos

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora da România, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: http:// www.:

prontoestate.it/ita/blog/la-madonna-di-romania-tropea

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário