Nossa Senhora ‘dell’Elemosina’

By Gionstissi, CC BY 3.0 , via Wikimedia Commons (cut)

O último domingo de agosto e 04 de outubro são festa da Virgem dell’Elemosina em Biancavilla, Itália. Quando um grupo de desterrados católicos se viu obrigado a sair de seu país, Nossa Senhora indicou o local onde seriam acolhidos!

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 1468, após a morte do grande herói católico, o príncipe Skanderbeg, a Albânia ficou à mercê da invasão dos turcos muçulmanos. Famoso é o caso da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho que, em consequência disso, saiu por si só desse país e voou pelo Mar Adriático até chegar à cidade de Genazzano, na Itália (festa 26/04).

Um outro fato relacionado se dará alguns anos mais tarde, após a completa vitória dos turcos na Albânia. Em 1482, uma colônia de refugiados católicos albaneses desembarca na Sicília. Liderado por um homem chamado Cesare De Mais, o grupo vinha da cidade de Escodra (também conhecida como Escútare), e trazia,como um precioso tesouro, o ícone bizantino da Mãe de Deus “Eleùsa” (A Misericordiosa).

O pequeno grupo de albaneses se dirigia a Palermo, onde já existia uma colônia de seus compatriotas. Certa noite, durante a viagem, os exilados acamparam em um campo chamado “Callicari”, cerca de 30 km de Catania. Durante a noite, como de costume, penduraram o ícone da Mãe de Deus numa árvore, nessa ocasião, uma figueira;pois era Ela que os guiava e protegia em sua dura jornada.

Na manhã seguinte, na hora de levantar o acampamento, os albaneses encontraram o ícone inteiramente envolto entre os galhos da figueira. Misteriosamente, os galhos haviam crescido durante a noite de tal forma que não era possível desembaraçá-los do ícone. O milagre foi visto como uma indicação da Virgem Santíssima de que era ali que eles deveriam permanecer, de que seria neste lugar onde encontrariam sua nova pátria.

O conde Gian Tommaso Moncada, dono daquelas terras, impressionado com o milagre, recebeu toda a colônia. Foi assim, através desse prodígio, que nasceu a cidade de Biancavilla.

By Gionstissi, CC BY 3.0 , via Wikimedia Commons (cut)

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

 Nossa Senhora dell’Elemosina, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

immaculate.one/la-madonna-del-giorno-4-ottobre-maria-ss-dellelemosina-biancavilla-catania-sicilia-italia

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário