Nossa Senhora dos Armênios

By kuriergalicyjski.com/cuda-stanislawowa/

30 de maio é festa da Coroação de Nossa Senhora das Graças dos Armênios em Gdansk, Polônia. Feita em agradecimento por um milagre recebido, essa Virgem passou a ser ela mesma fonte de mais milagres!

Igreja de Nossa Senhora em Ivano-Frankivsk – By Vart, CC BY 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

A cidade de Ivano-Frankivsk, atualmente pertencente à Ucrânia, outrora foi chamada de Stanisławów, quando ainda pertencente ao Reino da Polônia. Seus primeiros habitantes foram imigrantes armênios, que ali chegaram por volta do ano de 1654, quando seu país foi conquistado pelo império turco e a religião cristã passou a ser duramente perseguida.

Nessa época, essa católica população foi muito bem recebida pelo castelão de Cracóvia, Andrey Potocki, que inclusive financiou a construção de sua primeira igreja, dedicada a Bem-Aventurada Virgem Maria.

De acordo com as crônicas e cantigas mais antigas de Stanisławów, a imagem que ficou conhecida como Nossa Senhora das Graças, é uma cópia da padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Czéstochowa, diferente apenas pela ausência das cicatrizes. Esta cópia foi produzida por um piedoso pintor de 70 anos, sob a encomenda de um escritor da comunidade armênia de Stanisławów, Dominik, em agradecimento após ter sido curado milagrosamente de uma doença ocular enquanto rezava no santuário de Jasna Góra.

Em 1742, Dominik foi surpreendido quando viu lágrimas escorrendo dos olhos da imagem. Comovido com esse milagre, o escritor levou o ícone para a matriz da cidade, onde, em 22 de agosto do mesmo ano, o milagre se repetiu diante de muitos fiéis. Esse fenômeno também pôde ser observado por uma comissão especial da igreja, pois justamente quando estavam examinando esse acontecimento, as lágrimas voltaram a verter dos olhos da Virgem.

A investigação desta comissão confirmou a presença de lágrimas reais, razão pela qual esse fenômeno foi considerado extraordinário. O lenço que foi usado para enxugar essas lágrimas se tornou uma relíquia, que passou a ser exposta todos os sábados para ser beijada pelos fiéis de Stanisławów e pelos peregrinos que chegavam. Desde então, mais e mais milagres foram registrados.

Com o devido reconhecimento desses fatos pela Santa Sé, o arcebispo de Lviv de rito armênio, Józef Teodorowicz, coroou a imagem em 30 de maio de 1937.

By kuriergalicyjski.com/cuda-stanislawowa/

Mudança do santuário para Gdańsk

No entanto, os trágicos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial acabaram por tirar essa imagem de seu lar, assim como boa parte de seus filhos que lá viviam. Em 1939 a União Soviética incorporou vários países do leste europeu, implantando ditatorialmente um regime inimigo do cristianismo. E, como parte de uma destruição étnica, o comunismo promoveu o remanejamento de povos inteiros de suas regiões.

Quando os habitantes de Stanisławów foram obrigados a mudar-se para terras que permaneceram com a Polônia, a imagem milagrosa de Nossa Senhora compartilhou do mesmo destino. Essa tarefa coube ao Pe. Kazimierz Filipiak, que percorreu junto com a imagem várias dioceses em busca de uma igreja que estivesse disponível para seu apostolado.

Depois de muitas buscas infrutíferas, o padre Filipiak chegou à diocese de Gdańsk, onde foi finalmente recebido pelo bispo local, Dom Edmund Nowicki. Apesar do grande favor e hospitalidade cordial, este bispo não poderia oferecer mais do que a igreja de São Pedro e São Paulo, que estava praticamente em ruínas devido aos bombardeios.

Daquela igreja não restavam mais que duas pequenas capelas laterais onde passaram-se a realizar as missas. Devido a pobreza por que passaram, fruto natural das ditaduras comunistas, a reconstrução da igreja foi tão demorada que sua reconsagração ocorreu apenas em 10 de setembro de 2006.

A entronização solene da imagem milagrosa foi realizada em 18 de agosto de 2007, tornando o local um novo santuário mariano. Evento muito marcante, pois coincidia com o 70º aniversário da coroação desta pintura milagrosa.

Igreja de São Pedro e São Paulo em Gdansk – By DerHexer, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: http:/ /www.:

piotripawel.diecezja.gda.pl/sanktuarium-mb-laskawej-22440/sanktuarium-22973

tadeuszczernik.wordpress.com/2012/06/06/cudowny-wizerunek-matki-bozej-laskaw-ej/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário